O Sistema de Gestão Ambiental é uma estrutura organizacional que auxilia a empresa a avaliar e controlar impactos ambientais de suas atividades, produtos ou serviços.
Ao implementar o SGA a empresa assume o compromisso com a preservação ambiental, desde o cumprimento da legislação ambiental até práticas mais sustentáveis. Além disso, o SGA prevê seleção e constante monitoramento dos fornecedores de produtos e serviços, o que evita possíveis ações judiciais e penalizações, devido ao enquadramento da organização como corresponsável por uma infração ambiental cometida por um fornecedor, ou seja, o SGA permite segurança legal ao empreendimento.
A norma ISO 14001:2015 é destinada ao uso por uma organização que busca gerenciar suas responsabilidades ambientais de uma forma sistemática, que contribua para o pilar da sustentabilidade.
Proteção do meio ambiente pela prevenção ou mitigação dos impactos ambientais adversos;
Auxílio à organização no atendimento aos requisitos legais e outros requisitos;
Aumento do desempenho ambiental;
Controle ou Influência no modo em que os produtos e serviços da organização são projetados, fabricados, destruídos, consumidos e descartados;
Alcance dos benefícios financeiros e operacionais;
Comunicação de informações ambientais para as partes interessadas pertinentes;
Alcance dos objetivos ambientais
Para a implementação do Sistema de Gestão Ambiental é necessário que todos os setores da empresa estejam alinhados com os objetivos do SGA.
A base para a abordagem que sustenta o SGA é fundamentada no conceito PDCA (Planejar, Executar, Avaliar e Agir).
O PDCA é uma ferramenta de gestão que visa priorizar o planejamento e avaliação criteriosa dos processos, para então chegar a conclusões e executar ações de melhoria para proteção ambiental.
Na fase de planejamento (P), o gestor ambiental deverá identificar as fases do processo que possam causar impactos ambientais, desenhar fluxogramas, diagramas de escopo e interface, estabelecer os indicadores ambientais a serem monitorados e quantificar sua operação.
Na fase de ação (D), o gestor ambiental deverá executar as melhorias propostas para que o processo atinja seus objetivos, os quais estarão representados nas metas dos indicadores.
Na fase de medição (C), o gestor ambiental verificará se as ações foram efetivas ou se novas melhorias precisam ser feitas para atingir os objetivos ambientais propostos.
Na fase de ação (A), o gestor ambiental executará as melhorias propostas e também avaliará se a meta foi atingida. Em caso positivo, reinicia-se o ciclo com novas metas de melhoria e em caso negativo, reinicia-se o ciclo com as metas estabelecidas anteriormente, corrigidas pelos resultados alcançados durante o processo. Desta maneira, o PDCA garante a execução da melhoria contínua.
Fale conosco por e-mail, ficaremos felizes em atendê-lo
Fale com um de nossos especialistas por WhatsApp
Siga-nos em nossas redes sociais e acompanhe as novidades